sexta-feira, 18 de outubro de 2013

No dia 18 de outubro de 2013, às 8:00h da manhã no pátio da Escola Municipal centro Educacional olcino Pereira de Sousa, aconteceu a apresentação do projeto: O LEGAL DA DROGA É A PREVENÇÃO. onde tivemos participação de assistente social ,conselho tutelar, coordenadores pedagógicos, professores, representantes de outras escolas, comunidade e alunos. foi apresentado o projeto onde tivemos momentos importantes para combater as drogas em nosso município. Teremos outros momentos para dá continuidade neste projeto onde abrange temas de interesse para nossos jovens.
 Claúdio Senna professor de Inglês e aluno do curso de Serviço Social  foi quem elaborou e apresentou o Projeto na Escola Olcino em parceria com colegas de outras áreas.
Foi muito bom, bem desenvolvido, discutido, onde iremos dá continuidade dentro e fora da escola.





















sábado, 5 de maio de 2012

PROJETO: QUALIDADE DE VIDA SIM! DROGAS NÃO!


















PROJETO DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL OLCINO PEREIRA DE SOUSA


Organização e Coordenação:
Professor: Mateus Crisóstomo Ponte
Professor: João Cleber Bezerra


População a ser trabalhada:
Toda a comunidade escolar e a sociedade municipal de modo geral.

Introdução:
O uso de drogas é um fenômeno Sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples. Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos e a adolescência – período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família-representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo.
Faz-se necessário portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais, professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e consequências maléficas causadas por essas substâncias a vida humana em todos os seus aspectos físicos, psiquímicos e sociais.
O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social à serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.

Justificativa:
O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas e de trocar e adquirir informações sobre o assunto.
Engana-se quem acha que adolescentes aparentemente sem problemas nunca experimentaram drogas. Por isso é importante informar ao aluno sobre os malefícios do vicio. Essa noção foi a matriz do projeto “Diga sim a vida”, que está sendo desenvolvido pela escola municipal de ensino fundamental Olcino pereira de Sousa. É muito comum o jovem ter contato com algum tipo de droga. “Mas há uma grande diferença entre o ato de experimentar e a necessidade de continuar”. Atribui-se a curiosidade dos jovens às próprias características dessa fase da vida. A adolescência é um momento em que a pessoa enfrenta limitações e frustações. A droga funciona como uma fuga de tudo isso. Falar sobre drogas, porém, não basta. Dependendo da forma como o assunto é tratado, pode até estimular a curiosidade.
“É preciso mostrar que a droga é algo que vai estragar o corpo”.
A ação preventiva tem também como justificativa o diagnóstico da situação de risco comunidade, que mostra um percentual elevado de pessoas envolvidas com o uso do álcool, tabaco, bem como diversas drogas ilícitas como maconha, cocaína e outros mais.

Objetivos:
Sensibilizar os professores para a abordagem da questão.
Facilitar às famílias, a conversação com as crianças e os jovens.
Desenvolver a espontaneidade e a autoestima dos alunos para facilitar a comunicação com os pais, não só de modo geral, más em especial sobre a questão das drogas.
Mobilização da opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta.
Tratar a difusão dos conhecimentos sobre drogas.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A Escola Olcino Pereira de Souza participou da 1ª Marcha de Combate às Drogas e a exploração sexual de crianças e adolescentes do município de Hidrolândia.



Organizada pelo Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, a concentração que começou no Hidroposto e seguiu por várias ruas do perímetro urbano, reuniu professores, estudantes, religiosos, autoridades e centenas de populares, numa iniciativa jamais vista no município. Ciente de que a droga é um problema social e que afeta diretamente a vida dos cidadãos do Município de Hidrolândia – CE.

Durante a caminhada, observamos a heterogeneidade do grupo, formada por crianças, adolescentes, jovens, adultos e muitos idosos, que apesar da idade avançada, pareciam os mais motivados em promover a “vida saudável”.

O ponto final da marcha foi no Mercado Publico, onde a Prefeitura preparou uma série de atividades sócio-educativas para esclarecer ainda mais a população sobre o tema. “Foi um movimento pela vida e agradeço a todos que participaram direta e indiretamente da marcha”,