Tal curso insere-se num conjunto de políticas que vêm sendo implementadas pelo setor público, nas esferas federal, estadual e municipal, e que expressam o esforço de governos e da sociedade em garantir o direito da população brasileira à educação escolar com qualidade social.
Dessa forma, o Programa surgiu da necessidade de se construir um processo de formação de gestores escolares que contemple a concepção do caráter público da educação e da busca dessa qualidade social, baseada nos princípios da gestão democrática, olhando a escola na perspectiva da inclusão social e da emancipação humana.
O Programa tem por objetivo básico contribuir para a formação efetiva de gestores educacionais da escola pública, dispondo de elementos teórico-práticos que viabilizem uma educação escolar básica com qualidade social.
Princípio Norteador do Curso
A gestão democrática das unidades escolares constitui uma das dimensões que pode contribuir significativamente para viabilizar o direito à educação como um direito universal e se configura como o princípio norteador desse curso.
Nessa perspectiva, a gestão democrática é aqui considerada como princípio da educação nacional e presença obrigatória em instituições escolares, constituindo-se no modo como a comunidade educacional se organiza coletivamente para levar a termo um projeto político-pedagógico de qualidade, ao mesmo tempo em que contribui para a formação de cidadãos críticos e compromissados com a transformação social.
Concepção de Formação
O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica propõe uma formação profissional, por meio da educação a distância, baseada na dialética entre a teoria e a prática, valorizando a prática profissional como momento de ampliação do conhecimento, por meio da reflexão, análise e problematização.
Desse modo, cabe ao currículo do curso propiciar o desenvolvimento da capacidade de refletir, oferecendo perspectivas de análise para que os gestores escolares compreendam os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais, assim como questionem suas próprias práticas profissionais.
Essa proposta de curso está sustentada em uma concepção de educação como processo construtivo e permanente, implicando o(a):
a) No reconhecimento da especificidade do trabalho docente, que conduz à articulação necessária entre a teoria e a prática (ação/reflexão/ação) e à exigência de que se leve em conta o contexto sócio-histórico, a realidade da escola, da sala de aula e da profissão docente, ou seja, das condições materiais e institucionais em que atua o gestor escolar.
b) Na organização do currículo em blocos temáticos, articulados por eixos norteadores, de modo que os conteúdos das áreas temáticas não se limitem apenas às suas cargas horárias.
c) Em uma metodologia de resolução de problemas, permitindo que a aprendizagem se desenvolva no contexto da prática profissional do cursista.
d) Na integração e na interdisciplinaridade curriculares, dando significado e relevância aos conteúdos.
e) No favorecimento à construção do conhecimento pelo cursista, valorizando sua vivência investigativa e o aperfeiçoamento de sua prática.
Organização Curricular do Curso
o curso será estruturado em três eixos vinculados entre si:
O direito à Educação e a Função Social da Escola Básica;
Políticas de Educação e a Gestão Democrática da Escola ;
Projeto Político-pedagógico e Práticas Democráticas na Gestão Escolar .
Políticas de Educação e a Gestão Democrática da Escola ;
Projeto Político-pedagógico e Práticas Democráticas na Gestão Escolar .
Esses eixos estão consubstanciados em seis Salas Ambientes, além de um ambiente introdutório à Plataforma MOODLE e ao curso de especialização.
Sala Ambiente Fundamentos do Direito à Educação
As temáticas/atividades desse bloco envolvem:
a) Direito à Educação: fundamentos históricos e filosóficos
b) Conhecimento, Currículo e Cultura Escolar
a) Direito à Educação: fundamentos históricos e filosóficos
b) Conhecimento, Currículo e Cultura Escolar
Sala Ambiente Políticas e Gestão na Educação
As temáticas/atividades desse bloco envolvem:
a) Política Educacional e Gestão Escolar
b) Financiamento da Educação e a Gestão Escolar
c) Gestão Democrática da Educação Escolar e Sistemas de Ensino
a) Política Educacional e Gestão Escolar
b) Financiamento da Educação e a Gestão Escolar
c) Gestão Democrática da Educação Escolar e Sistemas de Ensino
Sala Ambiente Planejamento e Práticas na Gestão Escolar
As temáticas/atividades que compõem os tópicos a serem tratados na são:
a) Avaliação Institucional e da Aprendizagem
b) Trabalho Pedagógico e Cotidiano Escolar
c) Telemática, Sistemas de Gestão e Ferramentas Tecnológicas
a) Avaliação Institucional e da Aprendizagem
b) Trabalho Pedagógico e Cotidiano Escolar
c) Telemática, Sistemas de Gestão e Ferramentas Tecnológicas
Organização Curricular do Curso
Além das Salas Ambientes que compõem os três eixos básicos da estrutura do curso, há ainda outras três Salas Ambientes. São elas:
Sala Ambiente Tópicos Especiais
Inclui palestras e minicursos ministrados por especialistas internos ou externos ao corpo docente do curso, formados nas diversas áreas relacionadas ao tema do curso, o que aprofunda o seu caráter transdisciplinar e favorece a reflexão sobre a construção de uma proposta/projeto de intervenção que será tema do Trabalho de Conclusão do Curso.
Sala Ambiente Oficinas Tecnológicas
Consiste no suporte tecnológico e no desenvolvimento de aprendizagens relativas à utilização dos diversos recursos das Tecnologias da Informação e da Comunicação no campo da gestão educacional.
Sala Ambiente Projeto Vivencial
É o componente curricular articulador do curso. Nessa Sala, a atividade central consiste na formulação e no desenvolvimento de um projeto de intervenção na escola, com estreita vinculação com o Projeto Político-pedagógico, assumido como mecanismo fundamental para a realização da gestão democrática na educação e na escola. O trabalho do cursista nessa Sala Ambiente se desenvolverá desde o início do curso, articulando-se com as demais Salas Ambientes, e culminará no Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).
Sala Ambiente Introdução ao Curso e ao Ambiente Virtual
A introdução ao ambiente MOODLE e ao curso consiste no espaço onde serão desenvolvidas as atividades de ambientação dos professores-gestores, proporcionando uma visão geral do curso e das ferramentas tecnológicas que serão utilizados durante o processo formativo.
Acesse a página do curso no link a seguir: http://www.virtual.ufc.br/gpege
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