sábado, 12 de dezembro de 2009

MÃO NA FORMA






Maquete ou maqueta é um a palavra derivada do francês maquette, e significa miniatura de projeto. É uma atividade da qual se valem a engenharia e a arquitetura para representar modelo em três dimensões. A maquete é um protótipo do objeto real, ou seja, qualquer objeto que tenha volume pode ser reduzido.
Geralmente as maquetes são produzidas em escalas reduzidas. Para que possa construir uma boa maquete, é necessário que o maquetista tenha conhecimentos básicos sobre projetos de arquitetura, topografia e escala, mas pessoas leigas também podem construir maquetes, desde que tenham um pouco de percepção de elementos em três dimensões (altura, largura e profundidade). A terceira dimensão se faz presente também na perspectiva, que é uma parte do desenho projetivo, onde se observa um objeto como se fosse uma fotografia e serve para melhorar sua visibilidade.
Quando se pretende a reprodução de certo ambiente, o problema da medição surge como elemento determinante. Pode-se usar a perspectiva intuitiva, que serve para representar um esboço rapidamente, utilizando os princípios geométricos com certa propor­cionalidade, sem cálculos complicados.

LENDO E INTERPRETANDO A NEGRITUDE






No dia 20 e 21 de Novembro, ocorreu na escola Centro Educacional Olcino Pereira de Sousa, onde faço parte da gestão o V Acampamento da Leitura.

Esse ano nossa temática foi direcionada por conta da data, resolvemos trabalhar com conteúdos relacionados as africanidades. Na ocasião, onde apresentamos modalidades de leituras que vão além da codificação foram oferecidas diversas oficinas, entre elas: hip hop, grafite e caricatura, poesia , história em quadrinhos e literatura de cordel.

Nesse evento foi de fundamental importância a participação dos professores de todas as disciplinas da área de linguagens e códigos e os de Ciências Humanas, sem os quais as produções textuais não teriam ganhado a profundidade que apresentaram.

Além das oficinas tivemos apresentações das melhores produções, apresentações teatrais, campeonato de expressão corparal, jogo da memória entre outras, tudo muito bom!
A partir dessa interação entre as áreas percebemos que o sentido do contexto só se dá a partir dos conhecimentos dos feitos e fatos.

Agradeço a todos que participaram e contribuiram para que o V Acampamento da Leitura fosse além de um projeto educacional uma linda festa de saber e produção de respeito ao outro.